
Neurocirurgia - coluna / nervos / cérebro
Para marcar uma consulta ligue (11) 2151-7736
WhatsApp: (11) 98855-5007
Tumores Cerebrais
Quando você ou um familiar recebe a notícia que tem um tumor no cérebro, é natural se perguntar o que pode ter causado a doença. Mas ninguém sabe as causas exatas de tumores cerebrais. Os médicos raramente saber por que uma pessoa desenvolve um tumor no cérebro e outra não.
Os sintomas mais comuns dos tumores cerebrais são:
-
Crises epiléticas / convulsões
-
Dores de cabeça (geralmente pior pela manhã)
-
Náuseas / vômitos
-
Alterações visuais ou auditivas
-
Alterações da fala
-
Dormência ou fraqueza em algum membro/lado do corpo
Meningiomas


Acima: Meningioma extenso na região frontal direita. A paciente apresentava apatia, confusão mental e dor de cabeça há 3 meses.
Meningiomas são geralmente tumores benignos que surgem a partir das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. Eles representam cerca de um terço de todos os tumores cerebrais primários e ocorrem com mais frequência em mulheres de meia-idade.
Meningiomas crescem geralmente devagar, e pode atingir um tamanho grande antes de interferir com as funções normais do cérebro. Os sintomas resultantes dependem da localização do tumor no cérebro. Dor de cabeça e fraqueza em um braço ou perna são os sintomas mais comuns. No entanto, convulsões, alterações de personalidade e / ou problemas visuais também podem ocorrer.
A cirurgia é o principal tratamento para os meningiomas, embora alguns tumores não pode ser removido desta forma. A radioterapia pode ser usada para tumores que não podem ser removidos cirurgicamente, tumores que não são completamente removidos em cirurgia, tumores malignos / anaplásicos, ou em tumores recorrentes.

Acima: Pequeno meningioma (seta vermelha) causando dor facial por compressão do nervo responsável pela sensibilidade da face.Note o local deste nervo no outro lado (seta azul).
Gliomas Cerebrais
Gliomas são tumores que se originam das células cerebrais chamadas células da glia, que dão suporte, proteção e nutrição aos neurônios. Podem estar presentes no cérebro ou na medula e se dividem em vários tipos. é frequente tanto em crianças quanto em adultos, podendo ser malignos ou benignos. Infelizmente o mais comum é maligno, o glioblastoma cerebral, que cresce rapidamente causando diversos sintomas como dores de cabeça, perda de força, vômitos, alterações visuais, confusão mental...

Nas cirurgias dos gliomas cerebrais temos o auxílio do neuronavegador, um computador ligado a um sensor que indica ao cirurgião o local exato do tumor dentro do cr ânio mesmo antes do início da cirurgia. Nas imagens abaixo (realizadas durante uma cirurgia de tumor cerebral) a agulha amarela/verde mostra na ressonância o local que o médico está colocando sua pinça cirúrgica, auxiliando na retirada mais completa possível do tumor e evitando que áreas sem tumor sejam afetadas.
