top of page

TUMORES NA COLUNA //

Os tumores da coluna vertebral podem acometer o interior ou em torno da medula espinhal e / ou na coluna vertebral. São provenientes de células que crescem e se multiplicam descontroladamente, com velocidades variáveis, de acordo com o tipo de tumor. Podem ser tanto benignos quanto malignos. Os tumores primários têm origem na coluna vertebral ou da medula espinhal, e os metastáticos (ou tumores secundários) resultam de lesões cancerígenas de outros órgãos para a coluna vertebral.

 

Todas as faixas etárias podem ser acometidas por tumores na coluna / medula espinhal, gerando os mais diversos sintomas. Dores nas costas mesmo enquanto deitado, fraqueza nos membros, alteração do funcionamento intestinal ou da bexiga, perda de peso não programada podem ser alguns dos sintomas.

Cisto Ósseo Aneurismático

O cisto ósseo aneurismático é uma lesão expansiva que se comporta como um tumor, causando invasão e destruição óssea. Acomete geralmente a metáfise de ossos longos do nosso corpo (fêmur, tíbia, úmero), e pode estar associado a outras doenças como osteoblastoma, osteocondroma, displasia fibrosa, entre outros. Em 20 a 30% dos casos o acometimento é da coluna vertebral e na maioria das vezes em pessoas de até 20 anos de idade. 

 

Na coluna essa lesão pode crescer em direção à medula causando compressão medular e sintomas como fraqueza nos membros, alterações de sensibilidade e de funcionamento intestinal ou dificuldade para urinar, sendo necessário tratamento cirúrgico urgente.

 

Geralmente é alcançada a cura da doença com o tratamento cirúrgico, mas a recorrência pode ocorrer em até 15% dos casos.

Nas duas imagens acima a lesão óssea na coluna causa compressão da medula e consequentemente sintomas como dificuldade para andar, dor nas costas e alteração de sensibilidade nas pernas.

Abaixo temos um exame de ressonância de uma menina de 16 anos com queixa de perda de força nas pernas há 2 meses, além de dor cervical. Observe o desalinhamento da coluna e a compressão da medula causado pelo tumor (em vermelho).

Schwanoma (neurinoma)

Os Schwanomas (antigamente chamados de neurinomas) são os principais tumores do sistema nervoso periférico. São benignos na grande maioria das vezes e podem estar associados a síndromes genéticas como a neurofibromatose.

 

Quando acometem a coluna, esses tumores podem estar dentro da meninge (a membrana que cobre o cérebro e a medula), causando compressão da medula ou dos nervos que estiverem próximos.

 

O tratamento é geralmente cirúrgico 

Ao lado observamos um tumor dentro do canal vertebral, causando compressão dos nervos da cauda equina.

Na outra imagem podemos ver o tumor de outro ângulo, ocupando todo o canal vertebral.

A linha amarela mostra o acesso cirúrgico minimamente invasivo  proposto para este caso, sem causar lesão dos ligamentos e músculos que promovem a estabilidade da porção posterior da coluna lombar.

Sendo assim foi possível realizar a cirurgia ocasionando muito menos dor no local da incisão, com alta precoce (após 2 dias da cirurgia) e sem necessidade de fixação da coluna (sem artrodese com parafusos).

Abaixo o vídeo explicativo da cirurgia minimamente invasiva para tumores da coluna

Nas imagens seguintes podemos perceber que tumores menores também podem causar sintomas incapacitantes

Na imagem acima podemos ver uma lesão arredondada entre os nervos que estão passando dentro da coluna lombar. Abaixo em outro exame de ressonância do mesmo paciente a seta mostra um shwanoma intradural na coluna lombar. Este paciente se queixava de dores na face anterior da perna direita e pé esquerdo, que pioravam ao se deitar. Teve melhora total dos sintomas após a cirurgia.

Abaixo temos imagens da cirurgia deste paciente, realizada sob visualização do microscópio cirúrgico. Após a abertura da meninge observamos o tumor nodular (indicado pela seta).

A seta vermelha mostra os nervos responsáveis pela sensibilidade e movimentação das pernas. Todo cuidado é pouco para realizar a retirada do tumor sem machucá-los.

Após a retirada completa do tumor vemos todos os nervos íntegros.

© 2014 por Grupo NeuroeColuna

Para marcar uma consulta

Ligue (11) ​2151-7736

Whatsapp: (11) 988555007

bottom of page